sábado, 4 de setembro de 2010

A HUMILDADE NO TRABALHO E NO COMANDO

Podemos ser os melhores. Podemos ser grandes no que fazemos. Podemos ser lideres. Podemos fazer por onde, podemos fazer como chegarmos lá, afinal somos essencialmente competitivos e tendemos a enfrentar a luta do dia a dia com muita garra e obstinação.
Todos podem, todos têm condições para isso. Mas cabe uma pergunta:
Por quanto tempo podemos nos segurar no ponto mais alto?
Temos que ter cuidado, pois como condição ou mais precisamente como uma deficiência humana, ao chegarmos ao topo corremos o risco de perder a humildade. E é nesse momento que se perde a grandeza e a glória sobre o feito e ao perdê-las, a queda e a decadência tornam-se eminentes.
E esse é o grande mal das pessoas que se debruçam sobre suas vitórias e não se preocupam em formas de viabilizar a permanecia no lugar mais alto.
Passam a enxergar apenas para dentro de si mesmos, transformando-se em figuras de auto-admiração, se vêem como seus próprios ídolos desconsiderando o fato de que muitos outros desejam também chegar aonde chegaram.
Nos dias de hoje, com a competição acirrada, com a tecnologia que evolui minuto a minuto, com a velocidade de informação e com a concorrência cada vez mais atenta, torna-se inadmissível aceitar a “zona de conforto” como algo bom para nos vangloriarmos de nossas conquistas.
É necessário recomeçar todo dia, criar condições para continuarmos sendo os melhores, não aceitarmos nunca que a batalha já vencida seja o espelho que refletirá o que pudemos fazer de melhor, afinal a guerra continuará e ao final de cada batalha outra se enseja, mais árdua e maior.
E mais uma vez afirmo, evitem a zona de conforto, onde as pessoas de uma maneira geral, costumam acomodar-se com uma certa rotina, conformam-se a um determinado modo de vida, seja no âmbito familiar, social ou profissional, esquecendo-se que a vida é essencialmente dinâmica.
Adaptem-se continuadamente as mudanças e com a humildade necessária aprendam e se interessem sempre, sejam sempre seguros nas ações, desprezem as más palavras e maus conselhos, pois só dessa forma serão evitadas a estagnação, marginalização e a perda de foco.
A conseqüência disso tudo será a sua permanência no lugar mais alto onde residem os vencedores.

"Queres ser grande? Começa por ser humilde. Planejas levantar o edifício de tua própria perfeição? Começa por escavar os alicerces de tua humildade. E quanto mais alto o edifício, tanto mais profundos os alicerces. Vê bem que os edifícios sobem quando os alicerces são aprofundados. De tal forma que a grandeza torna-se pequena e a pequenez, grande."
(Santo Agostinho)

"Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza."
(Tagore)

Bons negócios!

Edson Cortez

Nenhum comentário:

Postar um comentário