segunda-feira, 2 de agosto de 2010

EMPREENDER? É PARA QUALQUER UM?

Realmente. Quando se vê atentamente o estilo de vida de uma pessoa bem sucedida, nota-se que é algo excitante e muitas vezes até invejável. Carros, casas, roupas, festas, dinheiro e pronto!

Decide-se. Se ele é um empresário e consegue ter essa vida “tranqüila” também posso, afinal, não deve ser lá muito difícil.

Mas saibam que de 100 empresas que nascem, 80 quebram nos primeiros três anos. Sobram 20. Passados mais cinco anos e 16 já não existirão mais, ficarão 4 e dessas, apenas 1 no máximo sobreviverá e as outras 3 se arrastarão por mais algum tempo até fecharem como as demais.

Para entender bem como alcançar o sucesso tem que se entender antes por que tantos fracassam. Esses 99% que fracassam, acabam mudando de nome, mudam de ramo, encerram as atividades, voltam as suas profissoes originais ou simplesmente falem e desaparecem.

Muitas das vezes tiveram excelentes idéias de negócios, que poderiam ter dado certo, mas não se prepararam para o sucesso, não abriram a mente para absorver novos conhecimentos, não investiram em cursos, seminários, palestras. Não tinham e nem se preocuparam em adquirir preparo gerencial e visão de administração para levar adiante seus projetos.

Basicamente, esse grupo de fracassados é composto de excelentes profissionais em suas áreas de atuação. São bons vendedores, engenheiros brilhantes, projetistas criativos, médicos competentes, estudantes exemplares, advogados corretos, mecânicos de grande conhecimento e uma infinidade de outros profissionais que em suas atividades regulares certamente obteriam o sucesso profissional e financeiro tão desejado. Mas a ganância e a impaciência em esperar o tempo correto para seu aperfeiçoamento os deixam com a visão turva, miram apenas o próprio umbigo e acabam entrando em negócios sem a qualificação necessária para empreender com a eficiência dos bem-sucedidos. Levam para seus negócios problemas sérios de inahabilidade em gestão, em marketing, em finanças e não se dedicam ao aprendizado.

Não conferem antes de notarem os carros, casas, festas, dinheiro dos bem sucedidos, o que eles fizeram para que seus negócios dessem certo. Não imaginam os percalços, dissabores, perdas e todos os problemas uma empresa pode gerar . Não imaginam também, o quanto esses bem sucedidos, pesquisaram, estudaram, trabalharam para o sucesso. Apenas veem o estilo de vida desses!

Isso é um problema sério das pessoas despreparadas. Que julgam apenas a aparência, o resultado obtido e não a forma de como se chegou lá. Afinal existe realmente uma grande diferença em sentar-se do outro lado da mesa.

Receber 13º salário é uma maravilha, passar a pagar é um pouco mais difícil. Férias são maravilhosas, mas ter que cedê-las as vezes é complicado.

Vale transporte, fundo de garantia, seguros, impostos, taxas, bancos, contador, advogado, fiscalizações, luz, água, alugueres, sindicatos, sindicalistas, bancos, boletos, fornecedores, salários e etc.

Ah! O salário! como é bom receber no dia 5 e como muitas das vezes é difícil pagá-los.

Portanto, pessoas que desejam entrar no mundo dos negócios com o sonho de fazer o que os bem sucedidos fizeram devem antes de qualquer coisa refletirem friamente sobre sua capacidade real, sobre seu conhecimento geral, sobre o lastro necessário para bancar os primeiros 10 anos de vida empresarial. Depois disso, sem precipitação buscar o sucesso incansavelmente e lembrar que o trabalho será árduo para sempre e que estará para o resto da vida (excitante e invejável) preso ao que se criou e conseguiu fazer.

Sonhar não tem custo. É bom. Mas é obrigatório treinos constantes, aprendizado para o resto da vida, perseverança acima de tudo, obstinação, criatividade, jogo de cintura, compreensão,superação, relacionamento humano, conhecimento da alma e do coração dos comandados e fazer o melhor possível a todo instante, afinal o mundo dos negócios é diferente do que se vê em novelas e o glamour é muito diferente das revistas e das aparencias. O bem sucedido vive apenas do trabalho e é apenas dele que ele extrai o sucesso através de uma batalha constante e de um caminho cheio de obstáculos.

boa semana a todos,

Edson Cortez

Nenhum comentário:

Postar um comentário